NEW YORK ATRAVES DA MINHA CAMERA

NEW YORK ATRAVES DA MINHA LENTE

terça-feira, 22 de maio de 2012

TRABALHADORES DE ACORDO COM O COLARINHO

Não só aqui em New York mas em todo o pais os trabalhadores são classificados de acordo com os colarinhos. E há uma razão para isso:

White collar: Trabalhadores de colarinho branco são geralmente os profissionais que trabalham em escritórios, gabinetes, gerenciamento ou administração. Desde de 1910 esse termo é usado.

O colarinho branco tem três subcategorias:

* Pink collar: Trabalhadores de colarinho rosa: É um termo usado para as mulheres trabalhadoras no serviço industrial. Esse termo foi criado como constraste entre os colarinhos branco e os azuis desde 1975. Geralmente são serviços privados e orientados como babás, salão de beleza, esteticista, floricultura, serviço domésticos, recepcionista e secretárias, garçom, massagistas, enfermeiros e professores.

Grey collar: trabalhadores do colarinho cinza: Desde de 1981 são chamados os profissionais que trabalham depois da idade de se aposentarem e também é usado para referir as ocupações que incorporam tanto os colarinhos azuis e brancos, ou completamente diferentes das duas categorias. Por exemplo: pescadores, fazendeiros, seguranças, preparador de comida, técnicos, datilógrafos. Estes tem geralmente um certificado de profissão de um curso técnico.

* Gold- collar: Colarinhos de ouro chamados desde 1985 são profissionais altamente qualificados com alta demanda e responsabilidades como os médicos e advogados.


Blue collar: Trabalhadores de colarinho azul são os profissionais que trabalham com serviço braçal, pessoas qualificadas ou não em minas, construção, mecânica, manutenção, fabricação, instalações técnicas e muitos outros tipos de trabalho físico. Desde de 1924 esse termo é usado devido aos uniformes azul dos trabalhadores e para separar as classes trabalhistas. Mas hoje essa distinção não existe mais por causa da importância do trabalhador qualificado.  

O colarinho azul tem duas subcategorias:
*Scarlet collar: Colarinho Scarlet chamado desde 2000 que é somente para as mulheres trabalhadoras em comércio;

*Black collar: Colarinho negro chamado desde 1998 somente para os trabalhadores mineiros ( especializados em carvão) e petroleiros (óleo e derivados)

Estas outras classificações especiais caem dentro de uma ou mais categorias ou subcategorias:

* Green Collar:  Trabalhadores de colarinho verde:  Desde de 1984 são chamados profissionais que tem o trabalho voltado para o meio ambiente. Esses trabalhos estão relacionados com a implementação consciente em design, política, tecnologia de melhoria, conservação e sustentação. São os conservacionistas, consultores ambientais, lixo, reciclagem, engenheiros biólogos, arquitetos, engenheiro nuclear, etc.

* Yellow collar: colarinho amarelo. São pessoas nos campos da criatividade como os fotógrafos, cineastas.
* Light blue colar: colarinho azul claro. São os profissionais que trabalham com a metereologia, tempo e clima ( uma combinação entre os colarinhos azul e branco).
* Fuel collar: colarinho combustível. São os profissionais que trabalham na indústria do turismo. São aqueles que gastam horas em viagens regulares para executar seus trabalhos. Exemplo: vendedores porta a porta, vendedores em campo, pilotos de avião.
* Frayed collar: Colarinho frágil. Desde de 1995 são chamados de empregados com dificuldades de se estabilizarem. São a classe pobre.
* No collar: Sem colarinho: São todos os desempregados. Termo chamado desde 2008.
* Open collar: colarinho aberto: Empregados que trabalham em casa para outros.
* Golden collar: colarinho dourado: empregados jovens, salário baixo que investem em luxo ou aqules trabalhadores altamente qualificados, tradicionalmente classificados de colarinho branco, mas que recentemente veio a ser essencial o bastante para operações de negócios como garantia de nova classificação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário