Muitos médicos, psicólogos e psiquiatras acreditam que ter um animal de estimação ajuda no tratamento de pessoas que sofrem de insônia, depressão, síndrome do pânico. Principalmente as que vivem sozinhas. E os resultados são positivos. Muitos pacientes responderam ao tratamento e se sentiram bem melhores depois de terem contato com um animal principalmente o gato e o cachorro.
Mas devemos estar atentos à saúde destes animais que amamos muito, pois o tiro pode sair pela culatra.
Novos estudos sugerem que pode haver conecção entre infecção pelo parasita Toxoplasma gondii e suicídio entre as mulheres. O parasita é espalhado através das fezes do gato.
1/3 da população mundial é infectada com o parasita que se esconde do sistema imunológico, no cérebro e células musculares. O hospedeiro não desenvolve os sintomas de infecção (toxoplasmosis), mas algumas evidências pesquisadas ligam a subsequentes doenças mentais, incluindo esquizofrenia , disordem bipolar, e também aumenta o risco de acidentes em transito.
Já que estamos cercadas de animais de estimação, principalmente gatos, ficamos preocupadas.
Cuidado mulheres! Ao limpar a caixa do seu gato, não entre em contato com as fezes dele. Use luvas e lave as mãos com sabão. Leve seu felino ao veterinário com frequência para avaliar sua saúde. Nunca sabemos quando podemos ser infectados com o parasita. E devemos ser mais cautelosos com as grávidas. É muito perigoso principalmente com os que tem deficiência imunológica.
Erika DaCunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário