NEW YORK CITY BIKE SHARE
O banco Citi Bank e o cartão de crédito "Mastercard"estão patrocinando novo sistema de transito em NY investindo $41 milhões e $6.5 milhões respectivamente.
Este sistema self-service será lançado neste verão (julho/12) com 600 estações e 10 mil bicicletas em toda Manhattan e Brooklyn.
As bicicletas foram fabricadas pela fábrica Quebec PBSC Urban Solutions ( Bixi) que já fizeram o mesmo trabalho para cidades como Melbourne, Boston e Londres. E de acordo com o engenheiro e designer industrial da fabricação Devinci, Michel Dallaire, criaram uma máquina indestrutível capaz de sobreviver a pancadas de água, negligências e vandalismos. "Esta bike é muito forte para uma pessoa somente"diz o engenheiro-chefe Bruno Gauthier, "igual a força de um martelo", "essa bicicleta foi construída para a selva de pedra!"
O sistema de compartilhamento Citi Bike será o maior na America do Norte. Ele fará percursos longos ou curtos com rapidez, facilidade e sem poluição. Cada estação possui mapas de transito e localidade.
Para ter acesso as pessoas terão que ser membros. Mensalidades anuais registram-se online, para menor temporada, um dia, sete dias, podem-se registrar na própria estação utilizando seu cartão de crédito. Membros recebem um cartão para destravar a bike para locomoção. A bike pode ser entregue em qualquer uma das estações situadas na cidade.
New York City introduziu este sistema depois de pesquisas feitas na locomoção dos pedestres. 54% dos nova iorquinos ao saltarem do ônibus ou metrô, andam menos de 2 milhas para chegarem ao destino, o que não deixa de ser uma distância perfeita para o uso da bike. E com isso a cidade dará uma oportunidade de transporte mais barata, sem a preocupação de manutenção e estacionamento.
Vamos pedalar moçada!
( Reportagem reformulada de vários sites por Erika DaCunha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário